Um site lento deve ser alvo de preocupações. A experiência do usuário é um dos fatores mais importantes a se observar ao criar as bases de uma estratégia de marketing, como por exemplo um site institucional.

Deve-se aliar a isso a otimização técnica necessária para que algoritmos de busca avaliem bem esse site e assim o levem organicamente a usuários interessados no que a empresa tem a oferecer.

Dentro da experiência do usuário, uma parte importante tem se destacado: a velocidade da página. Saiba como a velocidade ruim certamente pode estar prejudicando o site da sua empresa.

 

Ranqueamento Da Página

Um site institucional rápido e bem otimizado é acima de tudo imprescindível para avaliações positivas por algoritmos de busca.

Desde 2010, o Google tem priorizado abertamente páginas com velocidades melhores de carregamento. Ferramentas como o Search Console do próprio Google e o Web Page Test medem a velocidade e ajudam a verificar onde a página precisa de ajustes para que assim possa ser processada mais rapidamente.

É necessário ficar atento a esses fatores para garantir a atração máxima de novos visitantes organicamente, por meio de pesquisas.

 

Atração E Manutenção De Visitantes

Afinal, por que o Google prioriza tanto a velocidade de carregamento? Porque páginas mais rápidas oferecem melhor experiência do usuário, atraindo visitantes e mantendo-os navegando. O algoritmo do Google se preocupa primeiramente em oferecer um resultado útil ao usuário.

Foi evidenciado por uma pesquisa que 40% dos usuários de internet entrevistados tendem a abandonar uma página se ela leva mais de 3 seg para carregar. E mesmo após o acesso e até uma compra, 52% desses usuários prefeririam não visitar a página novamente se fosse uma página lenta.

A velocidade e o dinamismo de um site institucional são indissociáveis de uma experiência de usuário favorável. Não basta para um site/blog postar conteúdo útil, é preciso que sua apresentação seja feita da melhor maneira possível.

Uma estratégia de marketing deve evitar os obstáculos, até os de natureza técnica, para aproximação do potencial cliente com empresa.

 

Site Mal Construído

O que um site institucional lento evidencia? Em geral, códigos desnecessariamente complexos, mídias pesadas, servidor insuficiente e até mesmo um tema muito carregado — tudo isso atrapalha ou torna incompleta a experiência do usuário.

Apresentar informação demais na página ou em arquitetura inadequada torna-se um fator de dissuasão do usuário. (Que pode se perder e não ser convencido o suficiente da imagem que a empresa pretende vender).

Descuidos assim podem criar imagens de desconfiança e até de insegurança do usuário enquanto navega na página.

 

Visibilidade

A eficácia de uma estratégia de marketing depende do funcionamento de todas as suas partes em um nível correspondente.

Em geral, mídias sociais e produção de conteúdo tendem a levar o usuário para conhecer o site institucional da empresa. (Para entrar em contato, pedir um orçamento etc). Um usuário que se interessa por um post em rede social ou uma pesquisa espera que a experiência seja mantida ao longo de plataformas diferentes.

Ao acessar o site da empresa e aguardar longo tempo de carregamento, uma eventual primeira impressão positiva pode ser facilmente afastada. Isso é um grave obstáculo para o engajamento em redes sociais, bem como para a aproximação e promoção da empresa para o seu público.

Tão importante quanto produzir conteúdo relevante, ter presença em redes sociais e oferecer atendimento de qualidade é observar as especificações técnicas do site institucional da sua empresa.

Em conclusão, Evitar os erros que mencionamos no post permite o aumento gradual da visibilidade do negócio. (Além do estabelecimento de relações de confiança com clientes e clientes em potencial).