Você sabia que 97% dos consumidores usam a internet quando realizam uma busca online por produtos ou serviços locais? Sim, é um alto número de pessoas fazendo uso do Google (e dos demais buscadores) para encontrar algo em suas cidades ou bairros. Pensando nisso, preparamos este post sobre o Local Search Marketing, área que atua justamente deixando empresas mais visíveis para consumidores geograficamente próximos de seus escopos de atuação. Continue a leitura!

 

Entenda como funciona o Local Search Marketing

Antigamente, era comum que os carros de som da vizinhança avisassem sobre o lançamento de uma nova loja no bairro. Todavia, práticas como essa estão dando lugar às estratégias de marketing digital.

Assim, as ações de marketing atuais buscam destacar um negócio quando os consumidores estão em busca das soluções oferecidas por ele. Nesse contexto, o Local Search Marketing é uma parte do Search Engine Optimization (SEO), mas focada em otimizações para buscas locais.

 

Tenha um perfil ativo no Google Meu Negócio

Não dá para falar de buscas locais e deixar de lado o Google — e muito menos sua ferramenta focada neste segmento: o Google Meu Negócio.

Se você digitar “restaurantes perto de mim” no Google, vai notar que os primeiros resultados aparecerão junto a um mapa, com endereço, nome e classificação de cada local. E, caso você clique em um desses links, o perfil aberto é exatamente o do Google Meu Negócio.

Embora o buscador, com certa frequência crie esses perfis de forma automática, é possível reivindicar uma propriedade ou configurar uma do zero. Nela, é preciso adicionar detalhes como localização, horário de funcionamento, telefone e website.

 

Trabalhe as palavras-chave relevantes para as buscas locais

Muitos usuários costumam realizar buscas de termos seguidos do nome da cidade ou do bairro pelos quais têm interesse. Dessa forma, é importante deixar claro no website da empresa seu endereço completo e sua área de atuação.

Além disso, pode-se trabalhar o nome da cidade nos textos do site. Entretanto, considere a relevância e tome cuidado para não praticar keyword stuffing — técnica que tenta elevar o ranqueamento de uma página ao fazer uso demasiado de certa palavra-chave. Esse tipo de prática é passível de punição pelo Google.

 

Invista em SEO de forma geral

Otimizações de SEO podem ser aplicadas a diversos pontos de um website. Assim, fatores como tempo de carregamento, funcionalidades de navegação e melhoria de imagens ou códigos também terão influência nos resultados das buscas locais.

Além disso, é importante que o site seja responsivo e funcione corretamente em todas as plataformas de acesso, como smartphones, tablets e notebooks.

 

Coloque o site em diretórios locais

Diretórios locais são aglomerados de empresas separados por cidades e regiões em um dado site. Eles funcionam de forma parecida com as listas amarelas de antigamente. Assim, inserir site, endereço e telefone nesses espaços ajuda na divulgação da marca na vizinhança.

Como você pôde ver, o Local Search Marketing é uma área de extrema relevância para negócios locais. Portanto, vale a pena investir para que a empresa seja vista quando os consumidores estiverem buscando pelo serviço ou produto oferecido.