O modelo tradicional de marketing não precisa mais ser a única forma de buscar vendas na sua empresa. Graças aos avanços da tecnologia e à mudança de comportamento das pessoas nos últimos anos, as marcas foram obrigadas a mudar a maneira de pensar como impactavam, assim, sua audiência. E o segredo está em unir marketing de conteúdo e funil de vendas.

Esses dois conceitos têm tudo a ver com oferecer ao seu público o que ele precisa para que a sua marca se fortaleça diante dessas pessoas. Hoje em dia, as empresas são capazes de conseguir influência por meio da publicação e, além disso, da distribuição de conteúdo de qualidade na internet. O que é funil de vendas? O funil de vendas é um conceito mais antigo, só que se encaixa perfeitamente às necessidades do marketing atual. Cada pessoa que possui contato com os seus produtos e serviços está em um estágio desse funil. (Podendo ser aquele mais próximo do momento da compra ou o mais longe).

As etapas do funil de vendas são:

I. Aprendizado e descoberta: O seu público ainda não sabe que possui um problema, portanto, não é a hora de oferecer soluções diretas ainda. Conforme o seu leitor se informa melhor, passa a perceber que tem um problema e precisa resolvê-lo.

II. Reconhecimento do problema: Aqui, o seu público já sabe que possui um problema e certamente começa a procurar por soluções na internet. O material que for capaz de ensiná-lo melhor é aquele que ganha sua preferência.

III. Consideração da solução: Depois de aprender bastante nas etapas anteriores, o seu leitor passa a perceber que existem soluções mais robustas para o que ele precisa — geralmente, na área de atuação da sua empresa. Ainda não é a hora de citar o seu produto, mas estamos chegando lá.

IV. Decisão de compra: Quando o seu público está pronto para contratar um serviço ou comprar um produto que resolva o seu problema, chega então o momento de oferecer a sua solução como o caminho. Como unir o marketing de conteúdo ao funil de vendas?

Concluindo

Se seu objetivo é atrair atenção para vender mais, unir marketing de conteúdo e funil de vendas deve ser prioridade. Afinal, um funciona muito melhor se está trabalhando com o outro. A melhor maneira de manter a sua audiência engajada com a sua marca enquanto avança de etapas no funil de venda é oferecendo um material de qualidade.
Cada etapa do funil possui um tipo de conteúdo que se encaixa melhor. O que você precisa fazer é oferecer um material mais abrangente nas etapas iniciais, de forma a atrair mais público. São materiais que explicam conceitos que possam ser dúvidas frequentes e ainda não tocam em soluções diretas — essas devem entrar nas etapas intermediárias.

O segredo da união do marketing de conteúdo e funil de vendas está em fazer seu público avançar nas etapas. Do meio para o fundo, você precisa desenvolver conteúdo voltado para imprimir um senso de urgência no seu leitor. Ele precisa perceber que a hora de resolver seu problema é agora e que a solução é o seu produto.
Marketing de conteúdo e funil de vendas são dois conceitos bastante eficientes para otimizar os resultados da sua empresa. A internet traz uma série de mecanismos capazes de levar conteúdo de qualidade ao público. (E além disso, aumentar a autoridade da sua marca conforme ele é consumido). Faça experimentos e meça os seus resultados para chegar a uma estratégia certeira.

E você? Como pretende começar a usar essa combinação na sua estratégia? Fale conosco! =)