Saiba mais sobre funil de vendas

Saiba mais sobre funil de vendas

O modelo tradicional de marketing não precisa mais ser a única forma de buscar vendas na sua empresa. Graças aos avanços da tecnologia e à mudança de comportamento das pessoas nos últimos anos, as marcas foram obrigadas a mudar a maneira de pensar como impactavam a sua audiência. E o segredo está em unir marketing de conteúdo e funil de vendas.

Esses dois conceitos têm tudo a ver com oferecer ao seu público o que ele precisa para que a sua marca se fortaleça diante dessas pessoas. Hoje em dia, as empresas são capazes de conseguir influência por meio da publicação e da distribuição de conteúdo de qualidade na internet. O que é funil de vendas? O funil de vendas é um conceito mais antigo, só que se encaixa perfeitamente às necessidades do marketing atual. Cada pessoa que possui contato com os seus produtos e serviços está em um estágio desse funil, podendo ser aquele mais próximo do momento da compra ou o mais longe.

As etapas do funil de vendas são:
I. Aprendizado e descoberta: O seu público ainda não sabe que possui um problema, portanto, não é a hora de oferecer soluções diretas ainda. Conforme o seu leitor se informa melhor, passa a perceber que tem um problema e precisa resolvê-lo.

II. Reconhecimento do problema: Aqui, o seu público já sabe que possui um problema e começa a procurar por soluções na internet. O material que for capaz de ensiná-lo melhor é aquele que ganha sua preferência.

III. Consideração da solução: Depois de aprender bastante nas etapas anteriores, o seu leitor passa a perceber que existem soluções mais robustas para o que ele precisa — geralmente, na área de atuação da sua empresa. Ainda não é a hora de citar o seu produto, mas estamos chegando lá.

IV. Decisão de compra: Quando o seu público está pronto para contratar um serviço ou comprar um produto que resolva o seu problema, chega o momento de oferecer a sua solução como o caminho. Como unir o marketing de conteúdo ao funil de vendas?

Se o seu objetivo é atrair a atenção das pessoas para vender mais, a união entre marketing de conteúdo e funil de vendas deve ser a sua prioridade. Afinal, um funciona muito melhor se está trabalhando com o outro. A melhor maneira de manter a sua audiência engajada com a sua marca enquanto avança de etapas no funil de venda é oferecendo um material de qualidade.
Cada etapa do funil possui um tipo de conteúdo que se encaixa melhor. O que você precisa fazer é oferecer um material mais abrangente nas etapas iniciais, de forma a atrair mais público. São materiais que explicam conceitos que possam ser dúvidas frequentes e ainda não tocam em soluções diretas — essas devem entrar nas etapas intermediárias.

O segredo da união do marketing de conteúdo e do funil de vendas está em fazer o seu público avançar nas etapas. Do meio para o fundo, você precisa desenvolver conteúdo voltado para imprimir um senso de urgência no seu leitor. Ele precisa perceber que a hora de resolver seu problema é agora e que a solução é o seu produto.
Marketing de conteúdo e funil de vendas são dois conceitos bastante eficientes para otimizar os resultados da sua empresa. A internet traz uma série de mecanismos capazes de levar conteúdo de qualidade ao público e aumentar a autoridade da sua marca conforme ele é consumido. Faça experimentos e meça os seus resultados para chegar a uma estratégia certeira.

E você? Como pretende começar a usar essa combinação na sua estratégia? =)