O seu site institucional está lento? Saiba por que se preocupar com isso o quanto antes

A experiência do usuário é um dos fatores mais importantes a se observar ao criar as bases de uma estratégia de marketing, como um site institucional.

Deve-se aliar a isso a otimização técnica necessária para que algoritmos de busca avaliem bem esse site e o levem organicamente a usuários interessados no que a empresa tem a oferecer.

Dentro da experiência do usuário, uma parte importante tem se destacado: a velocidade da página. Saiba como a velocidade ruim pode estar prejudicando o site da sua empresa.

 

 

Ranqueamento da página

Um site institucional rápido e bem otimizado é imprescindível para avaliações positivas por algoritmos de busca.

Desde 2010, o Google tem priorizado abertamente páginas com velocidades melhores de carregamento. Ferramentas como o Search Console do próprio Google e o Web Page Test medem a velocidade e ajudam a verificar onde a página precisa de ajustes para que possa ser processada mais rapidamente.

É necessário ficar atento a esses fatores para garantir a atração máxima de novos visitantes organicamente, por meio de pesquisas.

 

 

Atração e manutenção de visitantes

Afinal, por que o Google prioriza tanto a velocidade de carregamento? Porque páginas mais rápidas oferecem melhor experiência do usuário, atraindo visitantes e mantendo-os navegando. O algoritmo do Google se preocupa em oferecer um resultado útil ao usuário.

Foi evidenciado por uma pesquisa que 40% dos usuários de internet entrevistados tendem a abandonar uma página se ela leva mais de 3 seg para carregar. E mesmo após o acesso e até uma compra, 52% desses usuários prefeririam não visitar a página novamente se fosse uma página lenta.

A velocidade e o dinamismo de um site institucional são indissociáveis de uma experiência de usuário favorável. Não basta para um site institucional ou blog postar conteúdo útil, é preciso que a sua apresentação seja feita da melhor maneira possível.

Uma estratégia de marketing deve evitar os obstáculos, até os de natureza técnica, para a aproximação do potencial cliente com a empresa.

 

 

Site mal construído

O que um site institucional lento evidencia? Em geral, códigos desnecessariamente complexos, mídias pesadas, servidor insuficiente e até mesmo um tema muito carregado — tudo isso atrapalha ou torna incompleta a experiência do usuário.

Apresentar informação demais na página ou em arquitetura inadequada torna-se um fator de dissuasão do usuário, que pode se perder e não ser convencido o suficiente da imagem que a empresa pretende vender.

Descuidos assim podem criar imagens de desconfiança e até de insegurança do usuário enquanto navega na página.

 

 

Visibilidade

A eficácia de uma estratégia de marketing depende do funcionamento de todas as suas partes em um nível correspondente.

Em geral, mídias sociais e produção de conteúdo tendem a levar o usuário para conhecer o site institucional da empresa, para entrar em contato, pedir um orçamento etc. Um usuário que se interessa por um post em rede social ou uma pesquisa espera que a experiência seja mantida ao longo de plataformas diferentes.

Ao acessar o site da empresa e aguardar longo tempo de carregamento, uma eventual primeira impressão positiva pode ser facilmente afastada. Isso é um grave obstáculo para o engajamento em redes sociais, bem como para a aproximação e promoção da empresa para o seu público.

Tão importante quanto produzir conteúdo relevante, ter presença em redes sociais e oferecer atendimento de qualidade é observar as especificações técnicas do site institucional da sua empresa.

Evitar os erros que mencionamos no post permite o aumento gradual da visibilidade do negócio e o estabelecimento de relações de confiança com clientes e clientes em potencial.