5 passos para se destacar na web

5 passos para se destacar na web

Em uma estratégia de marketing digital, um dos objetivos principais a ser buscado é destacar sua empresa de seus concorrentes. Portanto, grande parte dos esforços nesses casos se direciona a aumentar a visibilidade online da empresa. Busca-se uma boa presença digital aliada a um conteúdo de qualidade e atenção aos clientes e leads.

Quer utilizar os meios digitais para dar ainda maior visibilidade para seu negócio? Confira a seguir algumas dicas práticas para se destacar!

1. Cadastre-se no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma das ferramentas que mais dão destaque para uma empresa em pesquisas no Google. Ele depende de um cadastro, e o fornecimento do máximo de informações como endereço, horário de funcionamento, página na web e meios de contato é importantíssimo. Por quê?

Porque tudo isso é levado em consideração pelo algoritmo do Google ao avaliar uma página.

Além disso, feito o cadastro no Meu Negócio, sua empresa aparecerá em um campo destacado na página do Google. Fornecer a quantidade certa de dados torna o negócio para visitantes interessados que tenham pesquisado algo que sua empresa ofereça.

 

2. Encoraje avaliações dos clientes

Uma página na web que possui um método de avaliação também se localiza melhor em buscas, além de ser um dado que aparece junto do resultado, podendo causar uma impressão positiva em visitantes. Isso se torna mais fácil com o Facebook, aliado à importância que o Google tem dado para conteúdo originado de mídias sociais.

Se sua empresa possui uma fan page ou uma conta no Google Meu Negócio, encoraje seus seguidores ou clientes para avaliarem. Entre em contato com clientes após a realização de um serviço ou de uma compra, e forneça links para a avaliação.

 

3. Eduque seu público

Postar conteúdo relevante de modo consistente em um blog ou redes sociais é um meio de mostrar que a empresa é autoridade em seu campo de atuação, bem como de atrair novos seguidores. Trabalhe com o conceito de uma persona: produza conteúdo que aborde os problemas específicos pelos quais seu cliente ideal passaria, e faça vários textos abordando questões pontuais com o máximo de profundidade que o formato permita. Isso dá ao seguidor a sensação de geração de valor, e estreita seu vínculo com a empresa.

Além disso, considere a mídia paga. Se seu negócio concentra a presença digital em determinadas redes sociais, procure realizar anúncios promovendo publicações. Tenha em mente que é muito mais sutil promover um texto informativo ou material rico do que um post de publicidade: redes sociais servem para interagir.

 

4. Interaja com os seguidores

Falando em interação, ela é um ponto importante para a visibilidade online da empresa, pois grande parte dela se dá por meio das redes sociais.

Encoraje a interação com seus seguidores, responda a comentários de modo próximo e solícito. Incentive o conteúdo gerado pelo usuário por meio de concursos e sorteios. Dê espaço para feedback.

Atitudes assim ajudam o seguidor a se identificar ainda mais com a marca e a criar uma relação de confiança. Portanto, a chance de fechar negócios com a empresa, e, ainda, de ser um meio de publicidade boca a boca, aumenta consideravelmente.

 

5. SEO focado no local

Ao pensar em SEO, ocorre a necessidade de tornar a página autoridade em determinado assunto por meio do uso correto de palavras-chave. Em regra, dessa forma, sua empresa estará concorrendo com sites de todo o território nacional. Por outro lado, se você delimitar suas palavras-chave conforme o local em que sua empresa se situa, a competição torna-se muito menor. Por exemplo, é muito mais fácil que uma página tenha autoridade em buscas de “concessionária de veículos em São Paulo” do que apenas “concessionária de veículos”, que tem abrangência nacional.

Vimos assim, que algumas atitudes e comportamentos são essenciais visibilidade digital da empresa dentro de uma estratégia de marketing digital. Utilizar das funcionalidades do Google e interagir bem nas redes sociais é indispensável para criar uma identidade positiva para sua marca e aparecer para novos públicos.

E aí, como anda a visibilidade online de sua empresa? Ainda tem alguma dúvida sobre como melhorá-la? Fale com a gente! =)