4 objetivos do marketing de conteúdo

4 objetivos do marketing de conteúdo

Com o público cada vez mais exigente e com acesso facilitado a excelentes ferramentas para comparar empresas e ajudá-lo na decisão do consumo, estabelecer relações confiáveis entre empresas e clientes/clientes potenciais tem sido percebido cada vez mais como algo essencial. O Marketing de Conteúdo é uma estratégia poderosa para intensificar esse tipo de relacionamento.

Mais do que “movimentar” o perfil de uma empresa nas redes sociais, por exemplo, há tipos distintos de objetivos que podem ser alcançados com um plano de Marketing de Conteúdo. Neste artigo vamos te apresentar quatro principais:

 

1. Quero visibilidade para minha marca
Este é um dos principais e primeiros objetivos que as empresas buscam — e encontram! — no Marketing de Conteúdo. Utilizando estratégias e técnicas corretas, sua marca pode aparecer antes nos resultados dos buscadores virtuais.
A chamada “otimização de sites para motores de busca” (SEO: Search Engine Optimization, em inglês) é um conjunto de formas adequadas de posicionar, produzir e promover o seu conteúdo de forma que, além de ser útil e relevante, se torne mais visível para portais como Google, Bing e Yahoo.
Mas, antes de qualquer coisa, é essencial que seu conteúdo tenha valor para quem o consome. Os algoritmos dos motores de busca são atualizados constantemente para que consigam compreender aquilo que tem mais valor para as pessoas e então entregar o que elas precisam. Fique atento!

 

2. Quero cativar mais pessoas
É claro que é muito importante ser visível na internet, mas, no fim, sua empresa ainda quer vender um produto ou serviço, certo? E o primeiro passo dentro do Marketing de Conteúdo para alcançar a venda é a geração de leads.
Em poucas palavras, o lead é o consumo de algum conteúdo de sua empresa a partir do momento em que a pessoa é instigada positivamente a fornecer alguma informação pessoal com a qual você possa trabalhar.
Isso pode ser um e-mail de contato com o qual você possa voltar a se relacionar com ela posteriormente ou um formulário preenchido que lhe permita entender melhor o público.
Um conteúdo de qualidade e bem direcionado é um grande gerador de leads. Atraída pelos materiais fornecidos e identificando-se com alguma das propostas de solução que sua empresa oferece, um simples internauta pode se transformar em cliente potencial.
A partir do lead é gerado também o conteúdo estratégico que pode continuar incentivando essa interação no sentido do funil de vendas para que ocorra a conversão.

 

3. Quero ser referência no meu setor
Com um conteúdo de qualidade, bem planejado e executado, é possível modificar a percepção que os clientes e clientes em potencial têm de sua marca. E isso pode acontecer à medida que as pessoas recebem ou consomem informações relevantes, confiáveis e autênticas relacionadas ao seu setor a partir dos canais institucionais de sua empresa.
Em outras palavras, sua empresa pode mostrar que entende do produto que comercializa e do mercado em que está inserida — e confiança é essencial para cativar as pessoas a consumirem o que sua empresa oferece.
Porém é importante ressaltar que esse é um tipo de objetivo que não se conquista em pouco tempo. Afinal, pense: quanto tempo você leva para confiar verdadeiramente em um novo colega
de trabalho que acabou de conhecer? Uma estrada parecida deverá ser percorrida por sua marca quando novos clientes potenciais a conhecerem.

 

4. Quero captar novos clientes
Muitos empreendedores usam o Marketing de Conteúdo também para desbravar novos públicos ou alcançar e captar novos clientes.
Muitas vezes, o cliente ainda não está ciente de que existe uma solução específica para a necessidade que ele possui. Chegar em um conteúdo que discuta essa necessidade e, ao mesmo tempo, apresente uma solução facilita a venda.
O foco principal, nesse caso, é identificar essas necessidades e fornecer um conteúdo que elimine as barreiras entre o interesse e a venda. Em um trabalho de duas frentes, o Marketing de Conteúdo pode ajudar a detectar essas barreiras e eliminá-las.

 

Viu como são variados os objetivos que o Marketing de Conteúdo pode ajudar sua empresa a alcançar? Qualquer dúvida, fale com a gente! =)